Associado CRESOL, sem DAP não há PGPAF

20/05/2015 13:08

Prezado associado CRESOL, sem DAP não há PGPAF

            O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) dispõe de uma série de políticas, programas e projetos voltados para os agricultores familiares. Alguns, no entanto, ainda não sabem como participar destas políticas públicas. O primeiro passo é obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e acompanhar a validade deste importante documento.  Esse é o principal instrumento de identificação do agricultor familiar. Por meio dele, é possível ter acesso às ações que beneficiam e aprimoram as atividades diárias. O documento é gratuito e em Dona Emma é emitido pelo Sindicato dos trabalhadores Rurais e pela Epagri.

            O PGPAF é o programa do Governo Federal que garante aos agricultores familiares que possuem financiamento no âmbito do Pronaf a indexação do financiamento a um preço de garantia igual ou próximo do custo de produção e nunca inferior ao estabelecido na Política de Garantia de Preços Mínimos. Este programa garante as famílias agricultoras que acessam o PRONAF custeio ou investimento um desconto no pagamento do financiamento (bônus) em caso de baixa no preço médio de mercado do produto a qual é a base de produção da propriedade que foi  cadastrada no financiamento. Este bônus corresponde à diferença entre o preço de garantia (definido anualmente no início do plano safra) e os preços de comercialização praticados no período que antecede a amortização ou liquidação do financiamento. Cabe à Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, publicar mensalmente uma Portaria com o valor do bônus mensal por produto e Estado.

            A CRESOL iniciou uma campanha de conscientização para que todos os agricultores fiquem atentos as atualizações e vencimentos de sua DAP. Somente assim mantendo atualizada e válida, ele consegue garantir este benefício. Para o diretor presidente da CRESOL Dona Emma, Cleiton Loch "esta é uma iniciativa muito importante que busca garantir que nossos agricultores não percam seu direito a este tão importante programa em meio a instabilidade de preços dos produtos comercializados pela agricultura. A CRESOL através  desta campanha busca informar os associados  agricultores através de ligações, folders e cartazes para que cada vez mais as famílias acompanhem e conservem  sempre atualizado este importante documento".

Voltar

  

Contato

Cresol Dona Emma

(47) 3364 0035
(47) 3364 0360

Central de Atendimento CresolCard  0800 704 7500

Ouvidoria CRESOL Central Sicoper 0800 648 2300

© 2017 Todos os direitos reservados.