PLANO SAFRA

01/09/2014 09:54

PLANO SAFRA 2014/2015  AGRICULTURA FAMILIAR EM DESTAQUE

            O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 – Alimentos Para o Brasil – vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem vive no Brasil Rural. Nesse período, o país vivenciou o aumento significativo da renda e a redução de desigualdades no campo e na cidade.

            A agricultura familiar passou a contar com recursos cada vez maiores para financiamento, assistência técnica qualificada e mecanismos de segurança e proteção da produção e da renda. Mais infraestrutura e serviços públicos chegaram ao rural. Com essas medidas, a qualidade de vida de agricultoras e agricultores hoje é maior, a produção aumentou e mais alimentos chegam à mesa dos brasileiros.

            Nesta safra, o crédito ofertado para a agricultura familiar é dez vezes maior do que o contratado há 12 anos. Saltou de R$ 2,3 bilhões, em 2002/2003, para R$ 24,1 bilhões –14,7% superior ao da safra passada. É o maior volume da história!

            No Ano Internacional da Agricultura Familiar, as políticas públicas brasileiras, que já são referências para o mundo, avançam. Além das conquistas da última década, os mais de 4,8 milhões de agricultoras e agricultores familiares do Brasil terão agora novas medidas. O Plano Safra 2014/2015 estimula ainda mais a produção de alimentos, busca a garantia de renda ao produtor e a estabilidade de preços ao consumidor. Insere milhares de assentados e assentadas da reforma agrária em novas rotas produtivas, cria medidas de crédito que consideram as diversidades regionais e garante apoio a sistemas agroecológicos. A assistência técnica será ampliada ainda mais como instrumento para alavancar a produção de alimentos saudáveis.

            Hoje, a agricultura familiar é reconhecida por alimentar o país e o rural é visto como lugar de vida e produção, estratégico para a estabilidade econômica e para o desenvolvimento social e sustentável do Brasil.

            O Cooperativismo de Crédito Solidário tem papel determinante na evolução do PRONAF no Brasil, principalmente nos pequenos municípios que é a área prioritária de atuação destas Cooperativas que conseguem canalizar o crédito e fazer com que ele chegue ha lugares mais distantes gerando assim desenvolvimento sustentável de fato. Um exemplo disso é o Sistema Cresol que atualmente é a 3° Instituição Financeira repassadora de PRONAF no Brasil em volume de valores e contratos liberados.

Voltar

  

Contato

Cresol Dona Emma

(47) 3364 0035
(47) 3364 0360

Central de Atendimento CresolCard  0800 704 7500

Ouvidoria CRESOL Central Sicoper 0800 648 2300

© 2017 Todos os direitos reservados.