FGCOOP

01/09/2014 08:01

FGCOOP – MAIS SOLIDEZ PARA O COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

            O Ano de 2012 foi declarado pela ONU – Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Cooperativismo, por entender que o Cooperativismo vem contribuindo de forma determinante no desenvolvimento sustentável das cidades onde está presente. Podemos ilustrar com 02 exemplos, um deles foi a detrimento a crise financeira de 2008 onde economistas renomados identificaram que em países onde as Cooperativas de Crédito tinham uma maior participação no mercado financeiro os dados a economia foram reduzidos, citamos como exemplo a Alemanha. O outro exemplo está relacionado à segurança alimentar, neste caso se destaca as cooperativas de produção que através de sua atuação garantem a estocagem e regulação de preços dos alimentos. Durante o ano de 2012 diversas ações foram realizadas pelo segmento Cooperativista, ações conjuntas e ações pontuais por parte de cada ramo do Cooperativismo, sendo que um dos ramos que se destacaram nas conquistas foi o ramo do Cooperativismo de Crédito.

            A conquista mais recente das cooperativas do ramo Crédito foi à criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCOOP, criado através da Resolução N° 4.284 de 05 de Novembro de 2013 do Banco Central do Brasil– começou a sua operacionalização como agente de proteção às operações realizadas junto aos sistemas financeiros cooperativistas. O FGCOOP é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de direito privado, de abrangência nacional, tendo como associadas todas as cooperativas singulares de crédito, os Bancos Cooperativos, ou seja, todas as instituições que compõem o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

            OBJETIVOS – O FGCOOP tem por objeto prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial e também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de Central ou Confederação, como também garantir a estabilidade do Sistema Cooperativo de Crédito e contribuir para a prevenção de crises sistêmicas.

            O QUE O FGCOOP GARANTE? O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito garante todos os depósitos dos associados em Cooperativas de Crédito, sejam os depósitos a vista (Conta Corrente) e os Depósitos a Prazo (poupança) até o limite de R$ 250.000,00 por CPF e/ou CNPJ.

            PORQUE FICOU AINDA MELHOR DE INVESTIR NAS COOPERATIVAS: As aplicações financeiras nas Cooperativas rendem em média de 20% a 40% a mais que a poupança tradicional; as Cooperativas têm como ideal investir na economia local e desta forma dos recursos que capta boa parte são reinvestidos na própria comunidade gerando desenvolvimento local; e agora também conta com um fundo garantir dos depósitos dos associados garantindo desta forma ainda mais solidez para o Cooperativismo de Crédito.

Voltar

  

Contato

Cresol Dona Emma

(47) 3364 0035
(47) 3364 0360

Central de Atendimento CresolCard  0800 704 7500

Ouvidoria CRESOL Central Sicoper 0800 648 2300

© 2017 Todos os direitos reservados.