Assembleia 15 anos CRESOL

13/04/2016 08:12

  CRESOL Dona Emma realiza Assembleia comemorativa aos 15 anos

  No dia 09 de abril a Cresol Dona Emma realizou a Assembleia Geral Ordinária na Comunidade de Caminho Pinhal em Dona Emma que contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, que puderam ter acesso  aos indicadores da cooperativa alcançados até o final de 2015, a qual foram colocados em discussão e aprovados pelos associados. Na oportunidade também foi deliberado e aprovado a destinação das sobras apuradas em 2015 e realizada a eleição do Conselho Fiscal que terá mandato pelos próximos 03 anos,  que possui a incumbência de ser os olhos dos associados na cooperativa. Após a assembleia foi realizada a composição da mesa de autoridades que contou com a presença de lideranças políticas e das entidades que atuam com a agricultura familiar na região do Alto Vale. Para encerrar a cooperativa presenteou os associados com inúmeros sorteios alusivos a comemoração dos 15 anos da Cresol Dona Emma, entre eles o sorteio de 15 aplicações no valor de R$ 500,00, 05 televisores e 01 Moto da campanha Sonho de Prêmios Cresol e após serviu almoço gratuito a todos os participantes da assembleia.                                    

Os 15 anos da CRESOL Dona Emma

    O Cooperativismo é uma prática milenar, mas que no mundo moderno se encaixa muito bem como uma alternativa de dinamização da economia local e criação de novas oportunidades. O cooperativismo no mundo iniciou em 1844 com a fundação de uma cooperativa de consumo na Inglaterra e após se espalhou pelo mundo levando a mensagem na união para alcançar objetivos em comum. O cooperativismo segue os princípios da adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação e formação, interesse pela comunidade e inter cooperação. No mesmo contexto do cooperativismo surge o Sistema Cresol de crédito solidário que nasce com a missão de fomentar a cooperação entre agricultores familiares e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira visando o desenvolvimento regional sustentável.  O Sistema Cresol é resultado da união dos agricultores familiares na busca de melhoria no acesso ao mercado financeiro, principalmente ao crédito rural tão importante para o desenvolvimento deste meio. O Alto Vale não poderia ficar para tráz, e por isso há 15 anos agricultores do município de Dona Emma também insatisfeitos com a situação do meio rural tomaram a decisão de se organizarem e buscar esta alternativa para que pudessem ter a oportunidade de acessar o crédito com maior facilidade e promover o desenvolvimento de suas propriedades e assim proporcionar uma maior qualidade de vida para as famílias. O dia 23 de setembro de 2000 foi um dia histórico para o município e por que não dizer para o Alto Vale, pois neste dia foi realizada a assembleia de constituição da Cresol Dona Emma e 97 agricultores se tornaram sócios fundadores da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Dona Emma – CrediEmma, atualmente Cresol Dona Emma e no dia 02 de abril de 2001 foi realizada a abertura de portas da Cooperativa e agora completando 15 anos de história de muito trabalho e dedicação que contribuíram e muito para o crescimento da cidade e dos seus associados. A Cresol Dona Emma nestes 15 anos passou por várias transformações, sendo que até 2004 atendeu os seus associados junto a sede do Sindicato da Agricultura Familiar de Dona Emma  e depois passou a atender na Sede onde atualmente está localizada, sempre procurando fazer o melhor para os seus associados. A Cooperativa que iniciou em sua constituição com 97 associados e um capital inicial de R$ 14.000,00 e agora após 15 anos pode comemorar porque vem atingindo indicadores significativos como:

  • 5.300 associados;
  •  6.1 milhões de patrimônio de referência;
  • 27 milhões de recursos captados em depósitos;
  •  34 milhões de carteira de crédito;
  •  Sobras distribuídas para os associados nestes 15 anos somam o montante de 2.3 milhões de reais.

    A Cresol além de estar atenta aos indicadores financeiros também tem um olhar em promover ações diferenciadas para estar próxima do associado e fazer com que ele participe cada vez mais da vida da cooperativa e por isso desenvolve ações como:

  • O Campo Cresol que tem por objetivo visitar os associados para conhecer as suas necessidades e colher junto a ele a avaliação que ele faz do trabalho da cooperativa.
  • O Crédito Cresol onde a Cresol Dona Emma procura fortalecer o comércio local fazer com que se diminua a distância entre o associado e sua necessidade de crédito podendo ele acessar diretamente com os lojistas.
  • A Cooperativa preocupada com o futuro de nossa sociedade procura realizar parcerias com as escolas e promove assim  projetos de  educação financeira,  que têm como objetivo levar a mensagem da educação financeira para as crianças.
  • Para cumprir com o princípio da educação e informação, todos os anos a Cresol Dona Emma realiza nas comunidades 02 rodadas de reuniões para levar ao associado informações da cooperativa e dos programas que ele pode estar acessando.
  • E como istância maior de decisão, todos os anos a cooperativa realiza a assembleia geral e sempre procura mobilizar o máximo de associados para  participarem, pois o principal indicador de uma cooperativa é a participação do associado.

                                 

    Conforme o Diretor Presidente da Cresol Dona Emma, Cleiton Loch : " A Cooperativa construiu sua história nestes 15 anos de trajetória proporcionando ao seu associado atendimento humanizado, produtos e serviços adequados a sua necessidade e principalmente oferece uma alternativa de instituição financeira que de fato se preocupa com a melhoria de vida dos associados e das comunidades onde atua. Desta forma queremos de forma especial convidar a todos vocês associados e associadas para que continuem acreditando e confiando em nossa cooperativa pois o combustível que nos move é a sua participação e o seu reconhecimento. Parabéns Cresol Dona Emma pelos 15 anos, parabéns associados por fazerem parte desta história. Que venham mais 15 anos de crescimento e prosperidade", ressalta Loch.

Voltar

  

Contato

Cresol Dona Emma

(47) 3364 0035
(47) 3364 0360

Central de Atendimento CresolCard  0800 704 7500

Ouvidoria CRESOL Central Sicoper 0800 648 2300

© 2017 Todos os direitos reservados.