Breve histórico da Cresol Dona Emma

    O surgimento da Cresol Dona Emma congrega e potencializa a atuação de várias lideranças e entidades parceiras na região do Vale do Itajaí. Com a chegada de dois engenheiros agrônomos ao município, Danilo Paiva Sagaz e Roberto Bechtel, inicia-se um importante trabalho na secretaria de agricultura com rodadas de reuniões visando conhecer a realidade e as necessidades das famílias produtoras. Surge então a demanda por acesso ao crédito, pois os agentes financeiros mais próximos, sediados em Presidente Getúlio, atendiam, além de sua própria cidade, Dona Emma e Witmarsum, e como possuíam expressiva demanda não conseguiam atender às necessidades específicas de cada município.

    Diante dessa realidade, propõe-se organizar uma cooperativa de crédito. O projeto inicial foi exposto para um pequeno grupo de lideranças, do poder público municipal e de entidades que atuam com agricultura familiar na região (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), o qual teve adesão na reunião acontecida no dia 20 de setembro de 1999, que contou com a presença de 13 pessoas. A partir daí, num segundo encontro, foram convidadas todas as lideranças do município e apresentada a proposta de organizar uma cooperativa de crédito, enfatizando-se como ela funcionaria e de como iria se diferenciar de um banco tradicional.

    Nessa ocasião, participaram 34 lideranças e todos os presentes gostaram da proposta,   e proporam a realização de uma rodada de reuniões em todas as comunidades do município, quando também as famílias de cada localidade foram convidadas para apresentar a proposta de organização de uma cooperativa de crédito. A participação nessas reuniões foi massiva, em todas as localidades, o que permitiu a escolha de 40 agricultores para um intercâmbio, visando conhecer Sistemas de cooperativas de crédito solidários em Francisco Beltrão (Sistema Cresol), no Paraná, e em Passos Maia e Quilombo, em Santa Catarina. O grupo voltou animado com o que viu e dos relatos que ouviu dos sócios daquelas cooperativas.

    Posteriormente, foi realizada nova rodada de reuniões em todas as comunidades do município, a oportunidade certa para que os participantes do intercâmbio pudessem relatar aos outros agricultores tudo o que tinham visto e ouvido a respeito do cooperativismo de crédito. Essa iniciativa gerou entusiasmo e uma nova rodada de reuniões nas quais os participantes foram convocados para um seminário sobre cooperativismo, marcado para o dia 27 de maio de 2000. Tendo como palestrantes Aores da Silva e José Carlos Farias, da Cresol Baser de Francisco Beltrão; Selênio Sartori do Centro Vianei de Lages; Francisco Lanzarim da Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO); e Abílio Mantovani, da Valcredi de Passos Maia; esse seminário ajudou a escolher a comissão organizadora que, a partir daquela data, reunir-se-ia sistematicamente para debater os detalhes para a abertura da CREDIEMMA.

    Diante disso, para organizar o valor cota-capital foi aberta uma conta no Banco BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), na qual o agricultor depositava a sua parte, com valor equivalente a um salário mínimo (R$ 150,00, na época). Também foi elaborado o estatuto, constituído o conselho de administração, o conselho fiscal e organizada a assembleia de constituição, que se realizou em 23 de setembro de 2000, no Centro Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, sediado no centro do município de Dona Emma.

    Surge assim a CREDIEMMA, uma cooperativa de crédito filiada ao Sistema Cresol, com área de abrangência nos municípios de Dona Emma, Witmarsum, Presidente Getúlio e Rio do Oeste. A abertura das portas e o atendimento ao público aconteceram em 02 de abril de 2001, numa sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, na rua Nereu Ramos, 304, Dona Emma, Santa Catarina

    Fonte: Livro Cresol Dona Emma: 10 anos gerando desenvolvimento sustentável / Cledir A. Magri, Egon Gabriel Junior  - Organizadores.  Passo Fundo : IFIBE, 2011.

  

Contato

Cresol Dona Emma

(47) 3364 0035
(47) 3364 0360

Central de Atendimento CresolCard  0800 704 7500

Ouvidoria CRESOL Central Sicoper 0800 648 2300

© 2017 Todos os direitos reservados.